sábado, 20 de novembro de 2010

A melhor invenção do Mundo!

Um dia uma pessoa me perguntou, foi na semana passada, de todas as invenções do mundo qual eu achava a mais importante. Nem pensei direito para responder: a Internet. Se não fosse a Internet hoje eu estaria como antes do dia 11 de outubro: escrevendo, engavetando, depois rasgando e queimando papel. Nunca me atreveria a fazer alguma coisa que realmente me fizesse sentir feliz, que me realizasse, as pessoas acham estranho, principalmente meus antigos colegas de escola que quando me encontram, perguntam: "E então? casou?" então respondo:"Não. Escrevi um livro." Uns riem sem jeito outros arregalam os olhos e dizem:"Foi mesmo?" Às vezes fico impressionada com isso porque eu sempre fui quieta demais, sempre gostei muito de ler e escrever, não sei porque estranham!
Mas foi a Internet, sem dúvida nenhuma. O computador. Peço desculpas ao papel, não sei mais escrever nele com uma caneta ou lápis por muito tempo como fazia antigamente. Eram historinhas bobas com os meus ídolos da televisão, os caras mais legais das sérieas de ficção científica e policial, mas naquela época eu sabia que ninguém ia ler, que ninguém ia prestar atenção numa menina boba que mal falava, sonhadora, escrevedora, fraquinha e sozinha. Ah, tinha umas que diziam que eu ficava inventado palavras porque quando estudei nim colégio de freiras aprendi a rezar a Ave Maria em latim. Irmã Mância, Irmã Maria, Irmã Gertrude, Professora Madalena, minha primeira melhor amiga Maria José. Nunca mais as vi. Lembrei agora do meu primeiro texto, eu deveria ter uns oito anos "O menino atravessou a rua, havia uma poça de água, ele estava correndo e caiu, ficou uma hora desacordado." Pronto, quer dizer, não foi um texto, foi uma frase, mas nunca esqueci. A Diretora era muito zangada, séria, mas foi naquela escola que aprendi a escrever, todo início de ano vou lá, não fizeram muitas reformas, as primeiras salas foram conservadas e a salinha da Caixa Escolar foi transformada em sala de aula, foi lá, pela primeira vez que eu vi uma caixa de lápis de cor enorme - eu era pequena - tinha umas cores que eu não gostava mas o cheiro de lápis novo é o bicho! e caderno novo, vocês já sentiram cheiro de caderno novo? mas caderno que a gente pega nas estantes das papelarias, supermercado não vale. Dá vontade de escrever bem muito, todas as coisas que aparecem dentro da cabeça...
O computador é diferente, mas eu sinto como se ele fosse parte da minha cabeça, principalmente o teclado e o monitor, é um mundo que você faz e se não gostar apaga. E com a Internet pode aprender uma infinidade de coisas. É a melhor coisa que os homens já pensaram e fizeram.

3 comentários:

  1. Ressalva: Chegou um tempo que eu era sua primeira (talvez unica) leitora...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse artigo - "A melhor invenção do Mundo!" Acho que me identifico com o seu jeito de pensar. E fico feliz por isso!
    Um beijo.
    Maria Alice.

    ResponderExcluir