sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fazer para simplesmente ter...


         Eu costumo fazer caminhada, não todos os dias como gostaria, mas existem as ladeiras, e tenho visto realmente a vida com outros olhos, outras cores, outras formas mesmo que nada tenha mudado fisicamente. Gente! como Garanhuns é uma cidade bonita! e tem quem não dê valor. Ouço muito as pessoas reclamando disso e daquilo, que a noite na cidade é um breu total, que não tem para onde ir. Outros dizem que querem transformar a cidade num pólo educacional, mas, se a vocação da cidade for essa mesmo? afinal outras coisas já vieram e não deu certo e de quem é a culpa? nossa! para uma cidade crescer as pessoas que nela nascem ou moram tem principalmente que amá-la, e cuidar do seu lugar mesmo que seja numa periferia braba e cobrar dos de dever providências para os problemas mesmo que eles fiquem com raiva, é ficar no pé do cara até ele se tocar e fazer o necessário. Falando nisso vem logo ao meu pensamento a praça da Bandeira, gente, está triste, parece doente, cheirando a urina choca, sem beleza, toda descabelada, precisando urgentemente de uma poda, mas sempre foi um lugar lindo, cheio de flores e aquele caramanchão ao centro! E a Pça. Irmãos Miranda? continua aquela vergonha, será que os altos funcionários da Prefeitura não veem aquilo? é desumano, é absurdo! será que é tão difícil para a Secretaria de Obras ou qual de dever chegar ali, no centro da cidade e organizar? dar condições daquele lugar funcionar direito? aqueles cubículos onde os consertadores de sapato e sobrinha ficam parecem um trem nazista, todo mundo apertado ali, junto aos pontos de ônibus, é um caos de verdade, principalmente quando chove. 
          Mas e aí? é ficar apenas reclamando e dizendo que a cidade é uma coisa parada no tempo? está na hora da gente fazer alguma coisa, eu já fiz parte de tanto grêmio cultural que nem me lembro, mas nenhum foi à frente, não passa da inauguração, com discurso e coquetal, mas quando chega a hora da verdade surgem as panelinhas e ninguém consegue fazer coisa alguma. Está mais do que na hora de todos nós tirarmos nossas bundas do sofá e fazermos alguma coisa por este lugar que tanto amamos ou ficaremos eternamente lamentando. Roma só chegou a ser um grande império porque os romanos lutaram por ela e porque amavam o seu lugar.
        Mas vejam se não estou dizendo a verdade, a cidade é bonita mesmo, se fosse bem cuidada, seria realmente uma princesa e barraria todas as outras da região. Tem um monte de coisas legais é só olhar com os olhos do amor, parar de dizer que "essa cidade não tem nada" e fazer algo para que ela simplesmente ter.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com você. Muitas pessoas vão embora da minha pequena cidade e depois voltam falando muito mal. Ora, se ninguém aposta nela como vai crescer? E aqui é pior ainda, pois nós temos dois mil habitantes e as reclamações sempre são: "A cidade parece um deserto"...mas nos fins de semana as pessoas fogem para as cidades vizinhas!
    Devíamos aprender com os romanos mesmo.

    ResponderExcluir
  2. E eu nem pus as fotos de Garanhuns com o texto, mas quem vê, não esquece...

    ResponderExcluir