quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Se Mamãe e Papai fossem vivos

            Estava pensando se Mamãe e Papai fossem vivos, eles estariam morando aqui, em casa, no alto/descida do morro. Aqui em Garanhuns é assim, estamos sempre subindo e descendo! Acho que teríamos de construir mais um quarto e um banheiro para eles. Mamãe estaria com 82 anos - isso eu sei sem fazer contas porque quando eu nasci ela estava com 30 anos - e Papai com 78. Papai seria o ídolo de Antonio porque ele sempre estava de carro, antigos, mas sempre bem arrumados e que funcionavam muito bem, e Antonio adora carros, além disso ele seria adoraria futebol, seria mais um fanático torcedor do Sport. Mamãe ainda estaria ajeitando as rosas no jardim e no quintal, bem devagarzinho mas estaria, com a ajuda de Ilma que herdou - dela - o amor pelas plantas.
           Acho que Papai ia gostar do meu gato P.Lúcio Marley, é uma miniatura do leão do Sport e é um gato presepeiro e de computadores, ia ficar horas a conversar com seus comparsas no Facebook, as comunidades seriam sobre carros, futebol, praias - ele gostava de praias, postaria uma enormidade de fotos em seus álbuns, como não ia poder dirigir muito, isso ficaria a cargo de seu neto Pablo Henrique, filho mais velho de Ilza e ele teria um orgulho imenso de Anna Cecília que está estudando em Portugal e só a internet iria aplacar a saudade e os cuidados principalmente com Ana Luiza.

               Pablo teria de levá-lo e trazê-lo todos os dias da Oficina que seria ainda lá na Treze de Maio, no Beco do Urubu como chamavam aquela rua, atrás do prédio do INSS, no dia da eleição quando voltava para casa passei por lá, não mudou muito não, fizeram outros prédios mas nada que descaracterize totalmente. Papai não teria aquela atividade de sempre mas ainda ia dar jeito em muito carro, desde os pequenos aos bem grande, ele cuidava da parte elétrica e era um dos melhores da cidade. Acho que ele iria se divertir muito com a política de Garanhuns, ia conhecer todos os candidatos, os que tivessem carro e os que não tivessem e ia fazer propaganda de Tony para vereador com todos os clientes dele. Ia reclamar muito com Izabel por causa da magreza de Mariana e o xodó dele seria, com certeza, Iasmim que é muito carinhosa. A estas alturas acho que ele já teria se convertido, como Mamãe e seria um Adventista do Sétimo Dia, no tocante à religião ele era como eu: totalmente descrente ou contestador, mas com a idade, talvez isso passasse, embora que, comigo, ainda não passou e eu não sei se vai passar.

                   

        

         Ah, e Pablo teria de levar os dois para a igreja todos os sábados e para passear aos domingos.  
         Mamãe sempre foi uma pessoa simples, de hábitos simples e sempre na ativa, nada de ficar sentada em algum lugar fazendo crochê - nada contra, eu gosto de fazer crochê e tricô para fazer cachecóis e casaquinhos - certamente ela , toda sexta-feira iria ao supermercado comigo para fazer as compras da semana, mas eu acho que o dia das compras mudaria para o domingo porque aproveitaria a carona de Pablo à tarde. Ela gostava de comprar frutas e verduras, ensinou-me a comprar laranjas doces, eu não sabia como era e pegava qualquer uma, então ela disse que as melhores eram as de casca fina, as de casca grossa não tinham gosto de coisa alguma e não servem nem opara fazer suco. Ensinou também a ver quais eram as melhores cenouras, cebolas, vagens, carnes principalmente as vermelhas. Todos os dias ela se levantar de manhã e iria, com Papai,  fazer caminhada no Parque Euclides Dourado, à estas ele não ia implicar com ela por causa disso e acharia até bom porque respirar ares de eucalipto é sempre bom. Ambos iam gostar também da TV paga, e seria uma briga pelos programas preferidos, até eles chegaram à conclusão de que futebol é melhor no domingo e a programação da igreja é melhor no sábado.
         Talvez a família se reunisse mais vezes, Vilma pudesse vir mais vezes a Garanhuns. Sei lá...Mamãe e Papai iam querer ver as fotos das viagens de Mahria ao exterior e ter mais notícias de Mayda e Mitsy. 
         Bom, é claro que tudo não seria uma perfeição, haveria, é claro, aqueles momentos tensos como em toda família, mas no fim, tudo ia acabar bem.
         
         



2 comentários:

  1. Muito lindo mesmo. Gostei muito! Era bom tb que vcs pudessem (todos) me visitarem aqui tb!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado... Eu nunca pensei em como as coisas seriam se elas não fossem como são. Beijinhos!

    ResponderExcluir