quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Beatrix Potter

   Eu gosto de desenho animado, mas não desses que fazem hoje, são uns personagens feios, mal desenhados como os Sinpsons e South Park. Meu estilo é mais os da Disney, Tio Patinhas, Pato Donald, Margarida, Mickey que são bem desenhadinhos e não dão nojo. Mas os meus preferidos mesmo são os das ilustrações de Beatrix Potter, aliás, ela é uma das escritoras que eu admiro, um ídolo! Quando eu começo a reclamar que não consigo publicar um livro me lembro dela que apesar de ser muito rica só conseguiu publicar o primeiro na 80.a tentativa, isto é, tentou setenta e nove vezes e nada, mas não desistiu. Eram histórias infantis mas tinham sempre uma lição de moral que as tornou muito atuais.
    Helen Beatrix Potter tinha as letras na alma, pincéis e tintas como encantamento! seus pais que eram muito ricos, o pai era louco por fotografia e vivia frequentando clubes de cavalheiros, a mãe, de família abastada também passava seu tempo também nas altas rodas da sociedade fazendo amizades. Não entendiam porque sua única filha ficava o tempo todo em casa debruçada sobre folhas de papéis acompanhadas de tintas e pincéis a covresar com seus bichos de estimação e as reproduções que fazia sob a luz da lareira. Além disso odiavam a idéia de ter uma filha escritora, que queria viver de seu trabalho. Era inaceitável naquela época, segunda metade do século XIX, que uma pessoa de sua classe quisesse trabalhar, era o tempo da segunda revolução industrial que fez os ingleses muito ricos e os patriarcas achavam uma desonra que algum de seus filhos trabalhasse para viver.




   Para nós isso pode parecer um absurdo mas era assim mesmo. Beatrix nasceu em 1866, em Londres, era uma menina sonhadora que recusava todos os seus pretendentes, tinha algo a fazer! queria escrever histórias para crianças e o fazia divinamente, com aquelas ilustrações primorosas das quais eu morro de inveja - boa inveja - por não saber fazer nem um tracinho! Casou-se tarde, aos 47 anos, mudou-se para o campo onde não parou de escrever e engajou-se em campanhas de preservação do meio-ambiente, comprou acres e acres de terra para que  não se transformassem em condomínios, sua intensão era não deixar as fazendas, quintas e granjas sobreviverem à industrialização, e para isso contou com a ajuda do marido que no momento não me lembro do nome.
   Ela não teve filhos, suas terras ficaram com uma ONG que até hoje cuida delas, além de escrever, Miss Potter criava carneiros, evitou a extinção de um tipo destes. O primeiro filme de animação que eu vi foi em 2007, fiquei encantada, passava todas as tardes na TV Cultura, eu não perdia um, assistia com minha sobrinha Mariana que também gostava das Histórias de Pedro Coelho ou Peter Rabbit e seus Amigos.


    Ela morava numa casinha assim, linda, de primeiro andar, cheia de flores, quando ia à cidade mais próxima, tinha uma charrete e o cocheiro a levava, as ruas  me pareciam estar sempre enlamenadas afinal na Inglaterra chove o tempo todo! e naquela época ainda mais! Morreu velhinha, com quase oitenta anos mas sempre com seus ideais de preservação da natureza, uma natureza que ela amava, os bichinhos de casa e das matas, o lago, as flores do jardim, a lareira, os papéis e as tintas. E ficou sendo a minha escritora-ilustradora preferida!
   Virou filme em 2006,com Reneè Zellweger no papel principal,  filme que eu só consegui assistir no ano passado.
   Apesar de saber como era a vida de quem era pobre naquela época, gosto muito de ver filmes nela ambientados, gosto da moda, os vestidos são lindos, as roupas das crianças também, o campo é verdinho cheio de flores coloridas, é como "O Jardim Secreto". E chove, como chove! Mahria me deu um livro , "A Linguagem das Flores" de  Sheila Pickles, tem muitas ilustrações da época, é lindo!

5 comentários:

  1. É muito lindo. as ilustrações são perfeitas. Engraçado como nós não conhecemos esses autores, mas reconhecemos sua obra em qualquer lugar. Esse coelho é famoso!
    Bjooo!

    ResponderExcluir
  2. O que eu detesto nestes desenhos de hoje tipo Simpsons é que além de mal feitos são muito desbocados, abordando assuntos que nada têm de infantis. Como disse primam pela feiura e maus traços, simplesmente n têm graça. N perco meu tempo vendo-os, então!

    ResponderExcluir
  3. Ilda, gostei muito do material sobre Beatrix Potter. A descobri através do filme Miss Potter. Belo! Que alma, que talento. Também sou escritor de infantojuvenil, e lançei meu primeiro trabalho em março do ano passado. Estou na luta para divulgá-lo. Chama-se 'CONTOS DA LAGARTA LEILA"; uma fábula moderna. Se desejar acesse seven virtual book e procure pelo título ou veja no amazom.com ou google books, a sinopse...beijos e abraço!

    ResponderExcluir
  4. Marcelino Júnior...
    Vi seu livro mas a sinopse é tão pequena ! fiquei com vontade de conhecer mais!

    ResponderExcluir
  5. Conheci hoje a histporia de Beatrix Potter. Mas já dela tinha notícia por conta de uma lata de biscoitos com as ilustrações dela. Para nós vermos que a consciência ambiental vem de muito antes desse tema virar moda.

    ResponderExcluir